CANCELAMENTO FIES 2019 →【SAIBA AGORA COMO REALIZAR】

Uma dúvida comum em relação aos estudantes que já usufruem do projeto é como pedir o seu cancelamento Fies 2019, e quais são os passos a serem seguidos após o fazer. O Fies é um financiamento, logo, precisa ser pago pelo estudante, os juros são baixos e poderão começar a serem pagos após sua formatura. Todo o parcelamento da dívida poderá ser negociado.

O FIES é um programa de financiamento estudantil para alunos com baixa renda, criado em 1999 foi um dos primeiros projetos nacionais de apoio ao estudo superior no país a alunos de menor condição financeira, o financiamento é oferecido para cursos presenciais em instituições de ensino com boas notas nos processos avaliativos do MEC.

Veja também:

O cancelamento do financiamento também pode ser pedido pelo estudante antes da finalização dos estudos, vamos explicar como funciona todo esse processo.

Cancelamento Fies 2019

É normal que aluno não se adapte a universidade ou perceba que o curso escolhido não é bem o que ele imaginava e queira mudar, nesses casos o beneficiário poderá cancelar o Fies, porém, é bom lembrar que o valor do financiamento terá que ser pago.

 

Abaixo vamos explicar como fazer o cancelamento do Fies 2019. Acompanhe:

CANCELAMENTO FIES 2019


Passo 01. O aluno deve acessar o site do SisFies sisfiesaluno.mec.gov.br.


Passo 02. Fazer o login com usuário e senha cadastrados.


Passo 03. Clicar em “Encerramento” e logo depois em “Aditamentos Disponíveis”.


Passo 04. Basta selecionar o semestre que aparecerá uma página com as opções de quitação, o aluno deve escolher uma delas.


Passo 05. Após isso selecionar “Gravar e Prosseguir” e “Confirmar”.


O cancelamento pode ser pedido até dia 15 de cada mês, com exceção dos meses  de junho e dezembro, após isso o estudante irá receber do próprio sistema um informativo de quando ele deverá comparecer à agência onde contratou o Fies para assinar o termo de encerramento.

Caso o estudante não for à agência, o cancelamento será anulado, caso útil em situações que o aluno mudou de opinião em relação à parar os estudos.

Como Quitar o Financiamento

 

Após fazer o cancelamento, o estudante deve escolher como fazer o pagamento do financiamento, inclusive de suas taxas e juros previstos no contrato.

CANCELAMENTO FIES 2019

Existem 4 formas de pagamento que vamos explicar:


01. Liquidar saldo devedor no ato do encerramento – Essa opção pode ser seguida caso o estudante tenha interesse em quitar toda a dívida com o Fies de um vez só, assim o pagamento é feito no momento do encerramento do contrato.


02. Permanecer na fase de utilização – Nesse caso o estudante pretende continuar estudando, porém sem o auxílio e quitar a dívida como foi acordado no contrato com o Fies, essa opção mantém a fase de carência e de amortização, ou seja, o contratante terá que seguir com todo o processo de pagamento do financiamento estabelecido.


03. Antecipar a fase de carência – Dessa forma o contratante irá antecipar a fase de carência, começará assim a pagar as parcelas trimestrais no mês seguinte da assinatura do termo de encerramento.


04. Antecipar a fase de amortização – Nessa opção o contratante poderá financiar o pagamento do Fies, uma característica da escolha é que o pagamento terá prazo de 3 vezes a durabilidade mais um ano, por exemplo, caso o curso seja de 5 anos, o estudante terá 16 anos para pagar.

Consequências de Cancelar o Fies      

A decisão de cancelar o Fies deve ser tomada com todo o cuidado pelo contratante, é uma decisão importante na sua vida acadêmica e que possui consequências.

Normalmente, o pagamento do financiamento começaria a ser pago após o

estudante formar e conseguir emprego, ao cancelamento faz com que o pagamento tenha que se iniciar de imediato, um fator e tanto que deve ser levado em consideração. Outra consequência é que após pedir o cancelamento, outro financiamento não poderá ser solicitado, caso você vá para outra universidade, o financiamento não será mais opção para lhe auxiliar nos estudos.


O ensino superior é um momento muito importante e difícil em nossas vidas, escolher a área na qual trabalhar pode parecer algo fácil, mas muitas vezes a visão que temos das profissões “de fora” é muito vaga, sem compreender realmente o que será feito após ter o diploma em mãos.

Saiba mais:

Nesse cenário muitos estudantes ficam em um dilema de cancelar ou não seu financiamento no Fies, afinal, o pagamento terá que ser feito e…será mesmo que aquele não é o seu curso? Uma decisão difícil, mas que o estudante deve colocar na balança e tomar a que for melhor para ele.

Caso tenha alguma d´´úvida referente ao que foi passado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

CANCELAMENTO FIES 2019 →【SAIBA AGORA COMO REALIZAR】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *