FIES 2019 – Saiba o que é, Inscrição, Aditamento e Resultado

Após realizar o Exame Nacional do ENEM, muitos jovens aguardam ansiosamente as inscrições para realizarem o aditamento FIES 2019, pois através desse programa muitos estudantes estão conseguindo realizar seu sonho de ingressar no ensino superior.

Ainda existe algumas dúvidas sobre o funcionamento do programa, onde  para muitos estudantes está sendo algo novo e não sabem como recorrer para o FIES.

Nesse artigo estão contidas todas as informações para que você fique por dentro de tudo que terá que fazer para conseguir uma vaga na universidade através desse programa do Governo Federal. Confira Agora!

O que é o FIES?

FIES 2019

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil e foi criado pelo Ministério da Educação em 2001, tendo como objetivo financiar os estudos no ensino superior daqueles alunos que estão matriculados em cursos presenciais dentro de instituições privadas.

Para poder realizar a inscrição Fies 2019 os estudantes precisam ser pré-selecionados pelo programa e estar matriculados em um curso presencial e privado, além de que este curso precisa ter uma avaliação com nota acima de 3 no Sistema de Avaliação da Educação Superior do MEC.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Inscrição FIES

Para que você consiga se inscrever no Fies 2019 é necessário acessar plataforma online, o SisFies (Sistema Informatizado do Fies), muito fácil de encontrar pelo próprio site do Ministério da Educação.

FIES 2019


 1º passo: Se inscreva no Sistema de Seleção do Fies fiesselecao.mec.gov.br.

Para isso será necessário informar todos os dados que serão requeridos pela plataforma:

  • Número de CPF;
  • Data de nascimento;
  • E-mail válido;
  • Uma senha que será a sua senha de login na plataforma.

Assim que você realizar o cadastro, receberá um e-mail de verificação de conta. Depois disso você já pode dar sequência ao procedimento, informando dados pessoais, do curso e da instituição de ensino.


2º passo: Agora você vai precisar efetivar a sua inscrição em até 5 dias depois da divulgação dos selecionados para o Fies. Essa confirmação será feita pelo SisFies.

Para isso é necessário ficar de olho na lista dos selecionados para saber se você foi selecionado e não perder o prazo de confirmação, validando sua inscrição com os dados de seu financiamento.


3º passo: Valide suas informações de estudante na própria instituição de ensino, pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) – a documentação que você vai precisar para o processo consta na Portaria Normativa MEC nº 10/2010, podendo ser encontrada nos anexos – em até 10 dias depois que você tiver feito a inscrição.


4º passo: Depois que tudo estiver dentro dos conformes, todas as informações validadas, o estudante e o fiador devem comparecer com a documentação completa a um agente financeiro do Fieis, em até 10 dias, para que o contrato seja formalizado.

É neste momento em que o estudante escolhe a instituição bancária de sua preferência (Banco do Brasil Caixa Econômica Federal ou Atuais Agentes Financeiros do Programa).


Documentação necessária do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição do Fies;
  • Documento de Identificação;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência.

Documentação necessária do fiador:

  • Documento de Identificação;
  • CFP;
  • Certidão de casamento (se houver);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Aditamento FIES 2019

O Aditamento Fies é a renovação dos contratos, que ocorrem semestralmente, do Fies. São realizados pelo SisFies e é necessária a confirmação do CPSA e também uma confirmação eletrônica, além de comparecer a feita pelo próprio estudante.

FIES 2019

Depois de confirmada a documentação, o estudante precisará confirmar o aditamento em até 20 dias, além de comparecer à CPSA para retirar um Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).

Depois de retirar o DRM o estudante vai precisar entrar em contato com o agente financeiro para formalizar o aditamento FIES 2019.

Aditamento Simplificado

Para o aditamento simplificado é necessário apenas que se compareça à CPSA para retirar sua via do DRM, assinada pelo presidente ou vice da CPSA.

Aditamento Não Simplificado

Para o aditamento não simplificado é necessário comparecer à CPSA para retirar a DRM assinada e então se dirigir ao Agente Financeiro, junto do fiador. Aí será necessário formalizar o aditamento em 10 dias a partir do terceiro dia útil depois da confirmação da solicitação do aditamento.

Depois da regularização, junto ao Agente Financeiro, é necessário que você entregue uma cópia do Termo Aditivo na CPSA para que o processo seja finalizado.

Os documentos necessários são:

Pelo estudante (À CPSA e ao banco):

  • Original do documento de identificação;
  • Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Original e cópia da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento;
  • Original e cópia do termo de concessão ou termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, em caso de obtenção desse benefício após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento.

Pelo fiador e ao banco:

  • Original do documento de identificação;
  • Original do CPF;
  • Originais e cópias da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Original e cópia do comprovante de rendimentos, em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição de fiador do contrato de financiamento.

Resultado FIES

Após realizar as etapas iniciais agora é a vez de consultar resultado FIES 2019 e poderá ser feito  pelo estudante pelo portal do Fies na internet através do site (http://fiesselecao.mec.gov.br/) dentro do cronograma delimitado pelo MEC.

FIES 2019

Este cronograma será divulgado junto com as datas de inscrição e também a lista de espera para as vagas remanescentes do Fies 2019.

Para efetuar a consulta do seu resultado, você deverá informar o dados cadastrados no momento da inscrição que são os seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • E a senha cadastrada.

Após preencher você irá ter todas as informações sobre o seu andamento no processo FIES 2019.


Nesse artigo disponibilizamos para você todas as informações necessárias para que você possa participar do processo seletivo do programa FIES 2019, basta seguir corretamente nossas dicas e aguardar o resultado.

Se ficou alguma dúvida pendente, deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *