FIES ADITAMENTO 2019 →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Faça o FIES aditamento 2019 semestralmente para não ser excluído do programa e não se formar! Deixar de fazer o Aditamento Fies no início de cada semestre é ter que pagar o semestre do seu bolso.

O Aditamento do FIES é a renovação semestral obrigatória do financiamento do FIES solicitado pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA da instituição de ensino e confirmado eletronicamente pelo aluno através do Sistema Informatizado do FIES – SisFIES.

Veja também:

O FIES 2019 aditamento é necessário para que o Ministério da Educação – MEC tome conhecimento sobre a situação do estudante e do financiamento e para a manutenção do financiamento pelos agentes financeiros. Confira nos próximos tópicos todas as informações sobre o procedimento junto ao programa. Veja agora!

FIES Aditamento 2019

O processo totalmente informatizado acontece duas vezes por ano, sendo um entre dezembro e o final de março e o outro de julho até o final de agosto.
Fique atento! São quatro meses de prazo para o aditamento FIES no primeiro semestre e apenas dois no segundo.

O termo de renovação semestral dos contratos de financiamento é bastante simples, mas o beneficiário do programa não pode deixar de realizá-lo sob a pena de perder o FIES 2019.

FIES ADITAMENTO 2019

Para realizar o FIES aditamento basta acessar o sistema, verificar os dados, realizar as alterações que se fizerem necessárias, fazer a confirmação eletrônica, retirar o Documento de Regularidade de Matrícula – DRM, junto à CPSA da sua unidade de ensino, assinado pelo presidente ou pelo vice-presidente e levar ao banco financiador para manter a continuidade do financiamento.

O prazo máximo entre a validação das informações do seu curso e os valores da semestralidade e a concretização do aditamento é de vinte dias. Não perca os prazos para não perder o financiamento!

Ao não fazer o aditamento semestral dentro dos prazos estabelecidos pelo FIES o aluno perderá o financiamento do semestre em que deixou de fazê-lo em tempo hábil. Para não perder o semestre o aluno terá que pagar de uma só vez o valor total do semestre. Não vacile!

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Tipos de FIES Aditamento 2019

Após a confirmação da renovação do contrato pelo estudante o sistema irá informar o tipo do aditamento: “Aditamento Simplificado” ou “Aditamento Não Simplificado”.


Aditamento Simplificado: Esse tipo de aditamento é realizado quando não há alterações cadastrais, exceto em caso de mudança de endereço ou reajuste da mensalidade, e quando o sistema não indicar a necessidade de uma documentação específica, além dos documentos regulares exigidos pelo banco:

  • RG do estudante;
  • RG do fiador;
  • CPF do estudante;
  • CPF do fiador;
  • Comprovante de residência atualizado do fiador e do estudante;
  • Certidão de Casamento do estudante (se houver);
  • Termo de concessão de bolsa parcial (no caso de Prouni);
  • Comprovante de rendimentos do fiador;
  • DRM do estudante.

Aditamento Não Simplificado: Quando o sistema emite uma mensagem informando que o aditamento não é simplificado o aluno tem que ir à CPSA, assinar o documento de matrícula e leva-lo pessoalmente ao agente financeiro – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, no prazo máximo de 10 dias a partir do terceiro dia útil da data de solicitação de aditamento.

O Aditamento do Fies não Simplificado tem por finalidade regularizar situações que implicam na revogação do financiamento, mesmo depois de concedido.


Passo a Passo do FIES Aditamento 2019

Via de regra, os documentos específicos exigidos são os comprovantes de pagamentos dos juros trimestrais, comprovante de matrícula e comprovante de renda do fiador ou documentação de um novo quando o atual apresentar algum impedimento legal.

Os bancos tem o direito de exigir e obter todas as garantias do pagamento futuro do financiamento pelo estudante depois de formado, por terem total responsabilidade do custeio do financiamento acordado em contrato, segundo as regras do FIES aditamento.

Para realizar o procedimento gratuito de aditamento siga os seguintes passos:

FIES ADITAMENTO 2019


Passo 1. Acessar o portal do FIES: sisfiesaluno.mec.gov.br;


Passo 2. Preencher o CPF;


Passo 3. Colocar a senha do beneficiário;


Passo 4. Verificar os valores do semestre: multiplique o valor mensal por 6;


Passo 5. Ao final, após dar seu aceite verifique as informações do aditamento gerado;


Passo 6. Reabra o aditamento se for necessário fazer alguma alteração cadastral e faça as mudanças que forem precisas;


Passo 7. Se os valores semestrais estiverem incorretos vá à pergunta: “Os valores da semestralidade, o turno, a duração regular e o total de semestres já concluídos do curso estão corretos?” e rejeite.


Passo 8. Após o rejeite a unidade recebedora terá um tempo para verificar as informações para depois de realizada a verificação retornar o aditamento para o aluno;


Passo 9. Faça uma última verificação. Estando tudo certo clique SIM no final da página;


Passo 10. Em seguida, clique no botão “Confirmar Aditamento” e confirme o tipo de aditamento – “Simplificado” ou “Não Simplificado”;


Passo 11. Solicite a impressão do contrato;


Passo 12. Ao final da operação você receberá a confirmação da renovação por e-mail;


Passo 13. Dirija-se a CPSA de sua faculdade ou universidade levando o aditamento para ser assinado;


Passo 14. Após a assinatura leve o documento ao agente financeiro para concluir o processo.


O Fies Aditamento é um processo burocrático semestral que de forma alguma pode ser ignorado por você que já é beneficiário do Financiamento do FIES e para você que vai pleitear o benefício.

Quando seu Aditamento FIES mudar de “Simplificado” para “Não Simplificado” corra atrás da documentação exigida, salde o débito que estiver em atraso, consiga um novo fiador, faça tudo que estiver ao seu alcance para que não tenha que arcar com os custos do semestre.

Mas, se por algum motivo não for possível fazer o aditamento de algum semestre pode fazê-lo no seguinte se não estiver em débito com a sua instituição ensino e/ou com seu agente financeiro.

Aditamento Fies Novo

Há pouco tempo o Ministério da Educação, o MEC, divulgou algumas alterações no FIES. Mas com relação ao aditamento, ainda não foram anunciadas alterações no método de renovação. É bem provável que permaneça como é.

Mesmo que o processo de aditamento não tenha sido modificado, imagino que você tenha ficado curioso sobre as mudanças FIES 2019. Abaixo, confira algumas:

  • O FIES, agora, pode ser solicitado por estudantes que têm renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa;
  • Candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa podem obter o FIES sem juros;
  • Moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que tenham renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa podem obter o financiamento com juros super baixos, de apenas 3% ao ano;
  • Os demais participantes encontrarão financiamento com juros de aproximadamente 6,5% ao ano. Eles terão que comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa;
  • O prazo para pagamento do financiamento foi alterado. Agora o candidato pode começar a pagar o débito a partir do momento que se formar e estiver empregado.
  • E por fim, acabou o limite de valor de mensalidades.

É importante estar ciente de que para participar do Fundo de Financiamento Estudantil o candidato precisa, além de atender aos critérios de renda mencionados acima, ter feito qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010 e obtido, em qualquer uma delas, no mínimo 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

As melhores faculdades particulares do país participam do FIES, sendo assim, o estudante que conseguir a grande oportunidade de obter uma bolsa Fies, terá a chance de estudar em uma excelente instituição de ensino superior. E é sempre bom chegar no processo seletivo Fies já com uma instituição em mente, pois isso vai facilitar a busca pela vaga ideal.

Quando sai o Local de Prova do ENEM 2019

Informação extremamente importante, o Local de Prova ENEM poderá ser consultado pelo estudante candidato sempre que possível através da página do participante seguindo o passo a passo abaixo:

Passo 1: Será necessário acessar o site www.enem.inep.gov.br.

Passo 2: Nesta página do portal, o estudante poderá ter acesso a este item informando o número do seu CPF e a senha que foi gerada no cadastro que foi feito no momento da inscrição enem 2019 para participar do ENEM.

Passo 3: Assim que o acesso à página do participante do ENEM for atualizada e direcionada corretamente, após informar o que foi solicitado, o estudante já poderá visualizar o endereço do Local da Prova do ENEM.

É importante também que o estudante candidato saiba que o Local de Prova do ENEM também está impresso no seu cartão de confirmação, que deverá ser guardado com muito cuidado, pois será fundamental, inclusive nos dias de realização das provas.

A informação referente quando sai o Local de Prova do ENEM é importante, justamente por permitir ao estudante que irá participar do exame se planejar, para não se atrasar nos dias de realização da prova.

Como mudar o Local de Prova Enem

Caso você queira mudar o local da realização da sua prova, após se inscrever para participar do Exame Nacional do Ensino Médio o programa possui uma opção que permite que o candidato consiga alterar a localização para realizar o exame sem maiores problemas.

Se você deseja saber como funciona este procedimento, este tópico será de grande ajuda. Mas antes de começar é fundamental deixar claro que só é possível o candidato alterar o local de prova Enem durante o período de inscrições, que é quando o INEP está organizando o número de participantes conforme as escolas estaduais disponíveis.

Além disso, todas as folhas de gabarito e prova são feitas de foram personalizada, ou seja, com o nome de cada inscrito e enviada para cada escola informada no cartão de confirmação. Para alterar o local de prova do Enem é muito simples. Todo o processo deve ser feito através do endereço eletrônico:

http://enem.inep.gov.br/alterar-local-da-prova.html

Após acessar o site do INEP Enem que dfoi disponibilizado acima, localize o quesito “b. alterar inscrição. Logo em seguida realize o login, escolha o novo local de prova e salve os novos dados.

Este procedimento deve ser realizado durante o período de inscrições, é importante que o candidato faça a alteração do local do exame o quanto antes, pois, caso as inscrições sejam fechadas, será definido o local escolhido a princípio no cartão de confirmação.

Saiba mais:


Caso tenha alguma dúvida a respeito do Fies aditamento 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

FIES ADITAMENTO 2019 →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *