PRAZO PARA O ADITAMENTO FIES 2019 →【CONFIRA AQUI】

O FIES é uma das portas de entrada para o ensino superior e dá muitas oportunidades ao longo dos anos. Quem já participa deve saber que já está chegando o momento de realizar o sua renovação de contrato, por isso é importante saber o prazo para o aditamento FIES 2019.

Desde a inscrição até a parte de comprovação de dados, todos os passos são essenciais para que o sonho do ensino superior possa enfim se concretizar. No entanto, existem alguns termos usados que costumam confundir um pouco os participantes do programa.

Veja também:

Por acaso você já ouviu falar no termo aditamento? Sabe o que significa e qual a sua relação com o FIES? Caso não, acompanhe esse artigo e você ficará por dentro de todas as informações necessárias para efetuar esse procedimento junto ao programa. Confira!

Aditamento FIES 2019

Para antecipar uma informação, aditamento Fies significa acrescentar, adicionar, sabemos que o financiamento abre diversas vagas duas vezes ao ano. A cada início de semestre você é convocado para renovar o vínculo.

PRAZO PARA O ADITAMENTO FIES 2019

Em outras palavras, você renova o contrato de financiamento, para que esteja apto para continuar estudando. A seguir vamos trazer todos os detalhes de como funciona, quais os tipos e de que forma se faz esse tal aditamento.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Como funciona o Aditamento FIES

O estudante é convocado, todo o semestre, para renovar o contrato de financiamento. É essa renovação que continua garantindo a permanência do aluno na universidade por mais um semestre.

Ao final de cada ciclo são feitas reavaliações de todos os tipos, até de documentação para que o benefício possa prosseguir. Esse aditamento é feito de forma bastante simples, onde uma comissão se reúne e faz a solicitação para a renovação do SisFies.

O candidato então deve acessar o portal e conferir todos os dados. Caso esteja tudo em ordem pode solicitar a renovação. Então ele se dirige até a central para retirar o documento de regularidade de matrícula para encaminhamento do processo.

Geralmente isso ocorre quando não há nenhum problema relacionado com cláusulas contratuais que podem existir. A seguir nos tipos de Fies 2019 aditamento, você terá ideia do que isso significa e de como impacta na renovação ou não da matrícula.

Fique bastante atento pois pode ser o seu caso, e então precise tomar as medidas necessárias para dar continuidade aos estudos.

Aditamento Simplificado e Não Simplificado

Existem dois tipos de aditamento para o FIES:

Aditamento Simplificado: Se refere à situação que falamos anteriormente. É quando o candidato não faz ou não solicita nenhuma alteração no contrato vigente. De maneira geral é uma das formas mais rápidas para a renovação do benefício, sem burocracias envolvidas

Aditamento Não simplificado Este tipo de aditamento ocorre por uma série de questões envolvendo o usuário do serviço ou o próprio sistema. Caso os dados no SisFies não correspondam com os que você cadastrou é só rejeitar a solicitação no portal, e seguir o procedimento abaixo:


Passo 01. Procure a comissão da faculdade com os dados atualizados, assim como os dados do fiador.


Passo 02. Depois deve se dirigir ao banco onde fez o financiamento para que os dados sejam atualizados.


Passo 03. E enfim já pode desfrutar de mais um semestre de aulas. É um procedimento um pouco mais complexo, mas resolvido de forma rápida.


Prazo para o Aditamento FIES 2019

Conforme já mencionado anteriormente, todos os semestres os estudantes são convocados para o aditamento do FIES. Então ele acessa o portal através do endereço abaixo:

PRAZO PARA O ADITAMENTO FIES 2019

Acessando a página você deverá realizar todo o processo que já apontamos, para que ele tenha direito de continuar cursando.

Em caso de alterações contratuais, seja pelo documento do fiador, ou informações no sistema que não condizem, basta rejeitar e solicitar a troca frente à comissão pessoalmente.

Ir ao banco onde fez o financiamento, alterar os dados, e retornar com as informações corretas, podendo dar prosseguimento no processo.

Em geral existe um prazo padrão. Este prazo para o FIES aditamento 2019 deve ser obedecido, pois é quando as universidades fazem toda a reprogramação do semestre. É o período onde as informações referentes ao serviço são mais facilmente acessadas com chances pequenas de burocracias.

Se por algum motivo você não pôde comparecer ou atualizar as suas informações no período indicado não precisa se desesperar. Basta você ir pessoalmente à comissão e solicitar o documento para renovação do financiamento.

Assim todo o processo é feito, mas com prazos um pouco maiores, já que o tempo propício para o serviço já foi encerrado.

Verifique atentamente todas as informações, pois elas são de grande importância para que o contrato seja renovado. Tendo renovado o vínculo, você pode utilizar de mais um semestre, tendo que no início do próximo fazer todo o processo novamente.


Quem pode participar do FIES 2019?

Se você deseja participar do Fies, é necessário atender requisitos de seleção básicos.  Veja alguns deles:

  • Ter realizado pelo menos uma vez a prova do Enem a partir de 2010;
  • Ter média de nota acima de 450 pontos no Enem;
  • Não zerar a redação da prova do Enem;
  • Ter uma conta corrente na agência do banco onde será assinado o contrato;
  • Ter renda mensal familiar de até 5 salários mínimos;
  • Ter ensino médio completo;
  • A instituição de ensino desejada precisa ter uma avaliação positiva no MEC;
  • A instituição de ensino deverá ser privada.

Se você não atende a algum desses critérios citados acima, não será possível, infelizmente, realizar as inscrições no Fies.

Já na lista a seguir, mostraremos quem não pode se candidatar ao processo seletivo Fies 2019:

  • Alunos cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
    Alunos que já tenham sido beneficiados pelo Fies;
  • Que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Beneficiários de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Beneficiários de bolsa parcial do Programa Universidade para Todos, em curso/habilitação/turno diferente daquele vinculado à bolsa ProUni; e
    cuja renda bruta total mensal familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado.

A restrição mencionada por último, não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do ProUni e aos bolsistas complementares de 25%, pois esse grupo não passa por processo seletivo para obter o Fies – já tem assegurado o financiamento desde que observadas algumas condições.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Saiba mais:


Vale lembrar que o aditamento é um procedimento obrigatório para todos os alunos que fazem uso do FIES 2019. Caso perca o prazo para o aditamento FIES 2019, faça a solicitação para que não fique sem sua matrícula na universidade.

Parece um pouco trabalhoso, mais é feito de maneira bastante simples, basta seguir aqui nossas dicas. Com elas você tem muito menos problemas com relação ao FIES e sua renovação, podendo continuar na luta por seus objetivos. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

PRAZO PARA O ADITAMENTO FIES 2019 →【CONFIRA AQUI】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *